Especialidade

Abdominoplastia

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica feita para diminuir a flacidez da barriga e melhorar e harmonizar o contorno corporal através da remoção do excesso de gordura e de pele da região do abdômen. Ela também pode restaurar os músculos enfraquecidos, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado, possibilitando inclusive a remoção de estrias e cicatrizes na região.

A abdominoplastia é um procedimento estético que pode ser realizado tanto por homens (principalmente por quem perdeu muito peso), quanto por mulheres (geralmente pós-gravidez quando a barriga fica muito flácida).

Nos últimos anos inclusive, houve um grande aumento na procura do procedimento em todo o mundo, motivado tanto pelos excelentes resultados estéticos, como pelo grande impacto no bem-estar psíquico de cada paciente e também porque conseguimos alcançar 7 outros benefícios incríveis:

  1. Tratamento da flacidez abdominal
  2. Remoção de estrias abaixo do umbigo
  3. Melhoria do aspecto estético do umbigo
  4. Tratamento de hérnias umbilicais.
  5. Tratamento de hérnias epigástricas.
  6. Fechamento de Diástese.
  7. Elevação do Púbis

 

Os 5 passos da Abdominoplastia

Embora os resultados da abdominoplastia sejam tecnicamente permanentes, o resultado positivo pode diminuir devido a oscilações significativas de peso e, por esta razão, pessoas que planejam perder peso substancial ou engravidar devem postergar a cirurgia.

1. Demarcação

O cirurgião plástico localiza onde irá realizar as incisões para retirada dos tecidos.

2. Anestesia

Geralmente é peridural ou raqui, ambas com sedação, para induzir a(o) paciente ao sono leve e monitorado, além de maior conforto

3. Incisões

Geralmente se dá em formato de linha, acima da região púbica, até as laterais do quadril, com tamanho a depender do volume a ser corrigido.

4. Remoção dos tecidos

Retirar os excessos, corrige a flacidez muscular e reposiciona a pele, deixando a cicatriz como a de uma cesariana, na linha da roupa íntima para ser facilmente disfarçada.

5. Duração da cirurgia

De 2 a 3 horas aproximadamente.

De outro lado, a abdominoplastia também pode ser associada à lipoaspiração para maximizar os resultados estéticos, pois isso permite que a gordura lipoaspirada possa ser utilizada para aumento de outras áreas do corpo através do procedimento de lipoescultura.

Recuperação pós cirurgia

de Abdominoplastia

A recuperação inicial da abdominoplastia demora em torno de 4 semanas e requer ausência de esforço físico e uso de cinta abdominal compressiva durante todo o período, e o resultado final em torno de 9 meses.
 
Outra opção é a aplicação do TAPING, bandagem elástica ou de compressão sobre as incisões para minimizar o edema e sustentar os novos contornos do abdômen à medida que cicatrizam.

importante

O resultado do procedimento será melhor visto após a redução do edema, o que ocorre quando a cicatrização interna estiver finalizada. Lembre também que é fundamental seguir todas as recomendações do pós-operatório, imprescindível para alcançar os melhores resultados.

Abdominoplastia

Principais Dúvidas

Existem 3 tipos de procedimentos de abdominoplastia diferentes: a convencional ou clássica, a mini abdominoplastia, e a circunferencial também conhecida como belt. A duração da cirurgia e o tamanho do corte, podem variar, de acordo com o tipo de abdominoplastia que será realizada.

Em geral a cirurgia é realizada apenas uma vez por ser um procedimento bem invasivo e um tanto complexo. Contudo, existem casos onde após alguns anos da 1ª operação, pode-se realizar uma nova abdominoplastia.

Os eventos não são relacionados. A abdominoplastia não é uma cirurgia para perder gordura de forma rápida e seus resultados podem variar muito. O efeito “tanquinho” depende da rotina de exercícios, alimentação e, claro, genética do paciente.

Sim, você pode combinar outros procedimentos no mesmo ato cirúrgico da abdominoplatia. Contudo, é importante lembrar varia de paciente para paciente, bem como varia de acordo com os procedimentos. Na prática, a abdominoplastia é frequentemente combinada com a mastopexia, a lipoaspiração e a mamoplastia, mas cabe ao cirurgião plástico tanto tirar suas dúvidas, como pedir exames para avaliar se é seguro realizar as cirurgias em conjunto.

Não é recomendado pois os hormônios ainda estão oscilando muito e isso pode prejudicar o sistema imunológico e deixar a cirurgia perigosa, além de trazer problemas de cicatrização ou mesmo quelóides. Vale mencionar que 6 meses após o parto o médico já pode avaliar exames e o estado de saúde da paciente para a cirurgia.

Após a gestação, a mulher acaba adquirindo a diástase (afastamento dos músculos do tecido conjuntivo e principal causa da flacidez na região do abdômen). Na abdominoplastia, o excesso de pele e gordura são retirados e é feita a costura dessa musculatura que está flácida. A gravidez logo após a cirurgia irá forçar essa parede abdominal recém costurada, sendo possível sim a perda do resultado da cirurgia, bem como surgimento de novas estrias, flacidez e excesso de pele, que eventualmente demandará uma nova cirurgia.

A abdominoplastia normalmente é feita sob anestesia geral e sua recuperação demanda um período de cerca de 4 semanas sem realizar esforços físicos e uso de cinta abdominal compressiva. O período de internamento mínimo é de 12 horas após a cirurgia (preferencialmente 1 noite) e habitualmente colocam-se dois drenos aspirativos para drenagem, que serão removidos após as primeiras 24 horas. Muitos pacientes optam por ficar no hospital até a remoção dos drenos, enquanto outros preferem ter alta logo. (ambas opções são seguras desde que a paciente siga as instruções corretamente)

Ela é planejada para ficar escondida pela roupa de baixo (ou de praia), o mais inferiormente possível no abdómen. Vale ressaltar que a cicatriz de abdominoplastia, como qualquer outra cicatriz, demora cerca de dois anos até atingir a sua aparência definitiva, passando por uma fase inicial mais proeminente, que dura normalmente cerca de 6 meses, podendo variar de acordo com o processo biológico de cada paciente.

A abdominoplastia é uma cirurgia que normalmente não entra nas coberturas oferecidas pelas operadoras. Porém em casos específicos, onde o excesso estiver causando dano à saúde da pessoa, o plano de saúde pode cobrir, mas é necessário apresentar laudo médico via perícia do próprio plano que comprove a necessidade do procedimento.

Para fazer sua beleza transparecer

É um enorme prazer ter você aqui.

Sou membro especialista e Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), além de Membro Internacional da Sociedade Americana de Cirurgia (ASPS) e, ao longo de mais de 20 anos de atuação, já tive a felicidade de ajudar mais de 10.000 pessoas.

Para o que precisa, conte conosco e seja muito bem-vinda(o),